O Projeto

A equipe do PH é uma hqtrônica (história em quadrinhos eletrônica) que mistura história em quadrinhos com recursos de multimídia. Ela retrata temas do cotidiano da nossa sociedade, apoiada no conceito de modernidade líquida de Zygmunt Bauman. Possui um caráter de divulgação científica trabalhando com uma linguagem leve, simples e descontraída, além de recursos como a colaboratividade, interatividade, publicidade, hipertextualidade, entre outros. A hqtrônica é orientada pela Profª. MSc Kalynka Cruz e desenvolvida pelos estudantes Raphael Freire e Andreza Vasconcelos.

A ideia surgiu durante a disciplina Laboratório de Jornalismo Digital e Novas Mídias, ministrada pela Profª. MSc Kalynka Cruz da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA). Após leituras de textos da teórica Lucia Santaella, entre elas "Leituras Líquidas na era da mobilidade", "Culturas  e  artes  do  pós-humano:  da  cultura  das  mídias à cibercultura" e "Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo", decidiu-se abordar conceitos teóricos relacionados a novas tecnologias, pós-humano, entre outros, geralmente utilizados na área de Comunicação.

Mas como tratar desses assuntos de maneira mais descontraída, com uma linguagem mais acessível, sem que o livro se faça necessário? Por que não por meio dos quadrinhos? Um formato que é pouco utilizado para retratar temas e conceitos teóricos e que é geralmente mais interessante e atrativo, uma vez que, trabalha com imagens, textos curtos, narrativa, personagens, no caso da hqtrônica, animações, hiperlinks, publicidade, colaboratividade, a presença do real no virtual, entre outras características.

Para que os estudantes de comunicação e professores pudessem se identificar com a narrativa e personagens pensou-se em ambientar a hqtrônica num local comum de identificação, um local de trabalho como outro qualquer, onde as ações do cotidiano acontecem e se repelem de maneira igual. Decidiu-se, então, ambientalizar ficcionalmente a narrativa na agência PMP Comunicação, onde trabalham os oito personagens principais: Paulo Humberto, Mônica Bentes, Sérgio Gonçalves, Juracilma Batista, Bruno Carvalho, Paloma Bittencourt, Renata Caldas e Daniel Santos.

Para se aprofundar nos conceitos teóricos trabalhos em A equipe do PH, sugerimos a seguinte bibliografia:

- BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2001.

- BAUMAN, Zygmunt. O amor Líquido. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2008.

- JOHNSON, Steven. Cultura da interface . Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

- MARSHALL, McLuhan. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974.

- SANTAELLA, Lúcia. Linguagens Líquidas na era da mobilidade técnica. São Paulo: Paulus, 2007.

- _____, Lúcia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

- _____, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

- WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre: Sulina, 2003.

 

paper toys botao

Paper Toys

Agora você pode ter os personagens da HQtrônica em casa. Todos eles estão disponíveis para download no formato de paper toys. É só BAIXAR, imprimir e montar!

Edição atual

Múltiplas expressões de sentimentos, sem culpas. Como os indivíduos pós-humanos expressam a sua sexualidade? Confira na 5ª edição da HQtrônica, clicando AQUI.

download

Download

Tá afim de ter a HQtrônica A equipe do PH e poder visualizá-la em qualquer computador? Clicando AQUI você pode fazer o download de todas as edições no formato PDF.