Hqtrônicas

“NeoMaso Prometeu”: concluída em 2001, é uma das primeiras hqtrônicas brasileiras a explorar múltiplos recursos da hipermídia, incluindo animação, efeitos sonoros, trilha sonora, multilinearidade e diagramação dinâmica. O trabalho recebeu menção honrosa no 13º Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica (2001). Clique aqui para visualizar a hqtrônica.

"Impulse freak": é uma hqtrônica colaborativa na qual o leitor pode elaborar uma das sequências da história, interagindo com o autor principal e outros internautas. Na página de visualização dos quadrinhos da Impulse freak, você tem caminhos diferentes a seguir e se quiser retornar pode voltar por um caminho diferente, criado por outra pessoa. A história ganha novo sentido a cada caminho que você segue. Confira a Impulse Freak aqui.

"O Segredo de Pat": inicialmente esse importante site brasileiro de hqtrônicas foi desenvolvido por Daniel Espínola e Guido, e apresentava duas séries de HQs criadas em Flash, "Império dos Dans" e "Retorno dos Humanos". O site tentou inovar ao propor a venda de senhas via Internet para que o leitor tivesse acesso aos episódios decisivos das duas séries, o valor da senha era de R$ 1,99 e o internauta interessado poderia pagar através de depósito bancário. Na nova fase do site apenas Daniel Espínola continua com o trabalho, dessa vez desenvolvendo a HQtrônica de suspense "O Segredo de Pat", um trabalho ainda mais maduro no que diz respeito ao uso de animação, efeitos sonoros e sua integração graciosa com os elementos tradicionais da HQ em papel como o balão de fala e os requadros. Confira aqui.

"A Brigada Onix": fortemente influenciada pela estética dos animês japoneses, apresenta uma utilização interessante de seqüências animadas inseridas no contexto da HQ e uma exploração efetiva dos efeitos sonoros. A hqtrônica existe desde 2002 e é um trabalho de Victor Hugo Carballo (roteiro e desenhos) e Augustin Carballo (arte-final). Veja aqui.

"Argon Zark": o site colocado no ar em 1995, foi o primeiro site de quadrinhos da rede a usar efetivamente recursos de multimídia e interatividade em suas HQs. O trabalho de Parker é realmente bem elaborado, sua arte detalhista e bem cuidada. O autor/artista se esmera na utilização de gifs animados em sua série de ficção científica, sendo esse o ponto mais alto de seu trabalho. Nas páginas as luzes de ambientes e espaçonaves se acendem e apagam, objetos movimentam-se no ar em alguns quadrinhos, em outros, com um clique do mouse, o leitor é levado a um quadro paralelo à narrativa principal ou aciona uma animação dentro da própria cena. O nível de interatividade ainda é pequeno mas a mistura das animações com a narrativa tradicional das HQs é uma experiência inovadora do autor. Visite o site aqui.

 

paper toys botao

Paper Toys

Agora você pode ter os personagens da HQtrônica em casa. Todos eles estão disponíveis para download no formato de paper toys. É só BAIXAR, imprimir e montar!

Edição atual

Múltiplas expressões de sentimentos, sem culpas. Como os indivíduos pós-humanos expressam a sua sexualidade? Confira na 5ª edição da HQtrônica, clicando AQUI.

download

Download

Tá afim de ter a HQtrônica A equipe do PH e poder visualizá-la em qualquer computador? Clicando AQUI você pode fazer o download de todas as edições no formato PDF.